Mega Man Dual Override: Tudo o que sabemos até agora
Mega Man Dual Override foi uma surpresa para os fãs de Mega Man, vamos analisar as informações que temos sobre o título.
Como comentado anteriormente, o evento The Game Awards, conseguiu puxar para si parte da função que a extinta E3 possuía. Se tornar palco para o anúncio de novos títulos, que virão a ser publicados nos anos seguintes. Em meio a apresentações já esperadas como a de Resident Evil: Requiem, como também de sua nova IP, Pragmata. A Capcom surpreendeu os fãs de longa data com o anúncio de um novo título da franquia Mega Man.
Mega Man Dual Override
Com um trailer bastante curto, o título demonstra algumas poucas coisas. É possível notar uma melhora visual, tanto em estilo, quanto em animação. Ao comparar com o último lançamento da franquia.
Mega Man 11, o último título até então da franquia, foi lançado em 2018, após a Capcom ter deixado a franquia em hiato por mais de oito anos até o momento. Mega Man Dual Override, com data de lançamento para 2027, será a próxima aventura do Rock após quase nove anos desde o último lançamento da série principal.
Mega Man Dual Override, no entanto, foi anunciado sem numeração. Apesar de ser chamado pelos fãs de Mega Man 12, ainda não há informação o suficiente para saber se este é uma continuação direta de Mega Man 11. Lembrando, que este não é o único título da série a não receber uma numeração. Mega Man & Bass, com versões no Super Nintendo e Gameboy Advance, também não conta com essa numeração.
Teoricamente, isso pode representar uma necessidade de experimentar novas ideias com a franquia. Como houve em Mega Man & Bass, ao apresentar uma jogabilidade para o Bass extremamente inspirada na jogabilidade da série Mega Man X. Essa experimentação pode vir a refletir a mudança na armadura que o Mega Man apresenta na última cena do trailer.
Pistas ainda não reveladas
Considerando a data de lançamento, não é difícil imaginar que o jogo ainda esteja no começo de seu desenvolvimento. Desta forma, todas as gravações presentes dentro do trailer, devem remeter exclusivamente à primeira fase do jogo. O título parece ter uma carga comemorativa, afinal, vale lembrar que em 2027 a franquia completa 40 anos.
O próprio trailer entrega um pouco deste carácter comemorativo. Com um corredor de monitores no início que apontam para as datas de todos os títulos desta série lançados até então. A própria fase mostrada durante o trailer aparenta se passar em uma espécie de festival. Além dos inúmeros efeitos de fogos de artifício.
Algo relevante ainda, é que na primeira fase demonstrada do trailer, existem alguns hologramas contendo imagens do projeto Gamma. O projeto Gamma foi um robô desenvolvido em parceria do Dr. Light com o Dr. Wily, entre o segundo e terceiro jogo da franquia. Até o Dr. Wily trair a confiança do Dr. Light e tomar esse robô, o qual ele aparece controlando ao final de Mega Man 3.

Dessa forma, é bastante provável que haja ligação deste título com Mega Man 3, porém não apenas isso. O trailer termina com o clássico assobio do Proto Man. Curiosamente sua primeira aparição também foi em Mega Man 3.
Um fato narrativo interessante a respeito de Mega Man 3, é que Rock só descobre a identidade de Proto Man ao final do jogo. Momento no qual ele consegue acesso às informações de todos os robôs criados pelo Dr. Wily e Dr. Light e percebe que o seu número de série é DLN. 001, enquanto o do Proto Man, DLN. 000. Curiosamente, o trailer abre com esta menção ao número de série do Rock.

Concurso de design
Outro detalhe que chamou atenção no lançamento deste título, é que junto a ele, foi também aberto um concurso para que fãs enviassem desings de robôs mestres. O concurso de design era algo que acontecia exclusivamente no Japão desde Mega Man 4.
Neste primeiro concurso entre os nomeados esteve ninguém menos que o mangaká Yusuke Murata, artista responsável pela versão mangá de One Punch Man. Murata não ganhou apenas uma, mas duas vezes, com os designs de Dust Man em Mega Man 4 e Crystal Man em Mega Man 5.
As regras, no entanto, para este novo concurso mudaram, com apenas um robô sendo dado como referência para que os designers, desta vez do mundo todo, possam enviar seus desenhos. De acordo com as regras, apenas um terá seu design presente no jogo, porém até seis ganhadores poderão ter seus nomes nos créditos do jogo.
O que podemos esperar?
O futuro da série Mega Man, ainda é incerta. Apesar da Capcom alegar que está se comprometendo a trazer a franquia de volta aos holofotes, é um tanto quanto difícil marcar um lugar para a série no mercado atual. Em especial, por se tratar de um título com duração curta, cuja a mesma só é aumentada pela dificuldade implementada durante a gameplay. O próprio Mega Man 11 tem um campanha de pouco mais de duas horas para jogadores bastante familiarizados.
Um título com essa duração fica um pouco perdido no cenário em que a maior parte dos jogos passam de 10 até 30 horas. Ainda que Mega Man 11, tenha vendido bastante e seja o mais vendido da série até o momento. É muito provável que este aumento nas vendas seja resultado de um longo período sem um projeto do personagem disponível.
A pauta para debater a respeito se Mega Man ainda possui um espaço relevante dentro do mercado atual pode ficar para um momento específico. Contudo, é possível torcer para que o título ganhe o seu devido destaque e consiga boas vendas. Dessa forma, realizando o desejo de diversos fãs e viúvas da franquia de que em algum momento uma continuação da série X esteja em desenvolvimento.


