A Nintendo só existe por conta da Colonização Portuguesa?
Enquanto colonizavam e escravizavam uma parte do mundo na outra os portugueses ajudavam a criar a Nintendo.
A Nintendo ocupa uma posição forte sendo das mais bem sucedidas empresas japonesa no mundo cuja principal fonte de renda esta envolta exclusivamente na produção de videogames. Um dos grandes símbolos do avanço tecnológico e cultural no Japão, a criação oficial da empresa é praticamente irmã da Proclamação da República Brasileira. Sendo a única distância entre ambas é de apenas dois meses.
Não poderia deixar de ser mais óbvio que em Setembro de 1889, quando foi criada, a Nintendo ainda não sonhava em se tornar uma gigante dos eletrônicos. A possibilidade de criação de computador ainda era remota. Antes dessa virada nos rumos da empresa, a Nintendo Koppai, como foi chamada inicialmente e fundada por Fusajiru Yamauchi (1854 — 1940) e sua principal atividade era a produção de cartas de baralho, especificamente, o Hanafuda, jogo de baralho criado no Japão.
Portugal e Japão – Período Sengoku

A data de criação da Nintendo Koppai, coincide com um período importante para a construção do Japão contemporâneo. Naquele mesmo ano, a constituição Meiji foi assinada, concluindo um passo importante na história do país que ficou conhecida como Restauração Meiji, ou até mesmo Revolução Meiji. Esse período marcou uma transição de poderes, o Xogunato perdeu boa parte de sua influência política encerrando o período o feudalismo japonês, que passara a concentrar-se nas mãos do imperador.
Não apenas isso. A Era Meiji, reabriu as fronteiras comerciais do Japão com o resto do mundo. Aquela altura a sociedade japonesa estava reclusa do resto do mundo a mais de duzentos anos. A grande causa disto foram justamente os portugueses, em verdade, os católicos.
Enquanto Portugual desembarcava as primeiras levas de navios negreiros na capitania de Pernambuco, do outro lado do mundo estavam em intercâmbio cultural com a terra do sol nascente. Curiosamente, os portugueses foram um dos primerios povos europeus a entrar em contato com o país. Isso aconteceu em 1543, na ilha de Tanegashima, na qual os portugueses acabaram atracando levados pelas ondas do mar enquanto tentavam chegar a China.
O primeiro encontro com os portugueses que atracaram nesta ilha, acabou apresentando aos japoneses a tecnologia das armas de fogo, cuja sua difusão no país foi bastante favorável para Oda Nobugana (1534 — 1582) que tinha como planos realizar a unificação de todo o território. As armas de fogo introduziadas pelos portugueses passaram inclusive a serem chamadas por “Tanegashima” de modo informal.
Naturalmente, após este primeiro contato, o arquipélogo japonês logo se tornou um ponto comercial para os portugueses. Ao passo que a vinda dos portugueses era particularmente estratégia para Nobunaga. Logo, a Compainha de Jesus chegou as terras nipônicas com o objetivo de catequizar o povo japonês, entre eles Franscico Xavier e Luís Frós, se tornaram os missionários mais influentes nessa missão. Este último, inclusive, possuindo uma forte amizade com o próprio Oda Nobunaga que serviu de ajuda politica para a expansão do cristianismo no país. O lendário “samurai” negro Yasuke fora trazido em uma destas missões de ca
Em meio as trocas culturais, chegam também em território japonês jogos de baralho. No momento o mais difundido fora o baralho espanhol, seguindo uma logica parecida do baralho que é conhecido no resto do mundo, apenas com um número de cartas menor. Por muito tempo a palavra karuta, originária do português “carta” era utilizada para se referir a este tipo de jogo.
Conclusão da Unificação Japonesa, Reclusão – Era Edo

Após anos de guerras lideradas por Oda Nobunaga (1534 — 1582) e Toyotomi Hideyoshi (1537 — 1598), o poder agora seguia nas mãos de Ieyasu Tokugawa (1543 — 1616). Este sendo o último dos grandes unificadores do Japão, e o primeiro da família Tokugawa a governar o país inteiro, até a queda do shogunato causado pela Revolução Meiji.
O governo destes dois últimos, ao contrário de Nobunaga, não via a presença de estrangeiros afetando o dia-a-dia dos japoneses como algo positivo. Hideyoshi, em especial, nutria uma forte antipatia pelos católicos. Um de seus atos foi ordernar a execução de vinte e seis cristões, em 1567. Esse momento de martírio para a comunidade católica japonesa, é relembranda em uma estátua presente na cidade de Nagasaki.
A medida que o território sob governo dos grande unficadores expandiam, a influência europeia no país passou a se tornar cada vez mais problemática. Isso ocasiou no fechamento de todas as fronteiras japonesas no ano de 1633, que só foi aberta “amigavelmente” quando os americanos chegaram na cidade de Edo e ameaçaram democraticamente a abertura comercial do país ou um bombardeio.
Durante esse período, os jogos de carta também passaram a se tornar um problema. Em especial pelo vício em apostas, o que levou a uma série de proibições destes jogos. Contudo, cada vez que um jogo era proibido, um novo era criado. Um dos que se sobressaiu foi o hana awase, que se transmutou no conhecido hanafuda. Novamente, o jogo foi proibido durante essa era de reclusão do Japão, mas foi capaz de retornar ao público com a chegada da era Meiji.
Reabertura, Nintendo e Japão Moderno – Restauração Meiji

Com a reabertura das fronteiras, o Japão também mudou sua forma de governo. O país abandonou o Xogunato, que funcionava de forma semelhante aos feudos da europa, entrando de vez em um mundo industrial. Ainda longe de ser o país que se tornaria pós-Segunda Guerra Mundial, que alterou a estrutra da sociedade japonesa de forma brutal, mas que serviu para pavimentar o caminho até o Japão Contemporânea. O momento de reclusão do país também foi responsável pela crescente de nacionalismo que tomou o país, após a Restauração Meiji estes movimentos se espalharam levando ao ideial de que o Japão deveria colonizar e comandar o contenente asiático. Essa ideologia levou invariavelmente as guerras sino-japonesas e a aliança com nazistas no decorrer da segunda guerra munidal.

Em pouco tempo a empresa cresceu, a produção artesanal dos baralhos de hanafuda foram tão populares que em 1907 houve necessidade de uma produção em massa, incluindo de baralhos no estilo ocidental. Com o tempo a própria empresa passou a desenvolver seus próprios jogos de carta. No passar do tempo ela se expandiu assumindo o nome Nintendo Playing Cards. Seu fundador, viveu até meados da segunda guerra mundial, falecendo em 1940. Boa parte da suas expansão é devido ao seu genro, Sekiryo Kaneda, que infelizmente morreu de complicações ainda em 1949, passando os rumos da empresa para seu neto, o lendário Hiroshi Yamauchi. Hiroshi foi quem liderou toda a era moderna da Nintendo, até a chegada do Nintendo Gamecube.
Este artigo possui caracter informativo, ainda que se baseie em fontes relevantes sobre aspectos históricos no entorno do tema, este não substitui o trabalho de um historiador. Caso aja interesse em se aprofundar no assunto é recomendado procurar o trabalho realizado por um historiador sério.
Referências Bibliográficas
LEÃO, José Henrique Cardoso. A Compainha de Jesus e os Pregadores Japoneses: Missões Jesuiticas e Meditações Religiosas 1549 – 1614. 2017. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal Fluminense, 2017.
RIBEIRO, Madalena Teotônio Pereira Bourbon. Samurais Cristãos: os jesuítas e a nobreza cristã do sul do Japão no século XVI. Tese de Doutorado. Lisboa: Centro de Universidade Nova de Lisboa, 2006.
A Brief History of Nintendo Playing Cards — Mario Museum
Os presidentes por trás da Nintendo — NintendoBlast


