Aposto minhas fichas que você olhou para o preço de alguma plataforma moderna e imediatamente entrou em depressão. Doeu perceber que irá precisar desembolsar no mínimo quatro a cinco salários para ter acesso a elas. A verdade é que videogame, em especial, ter acesso aos jogos próximos a data de seu lançamento sempre foi um hobby caro para o brasileiro que vive a escala 6×1. Os jogos retro podem ser um caminho viável para que você aprecie videogames.
Com o acesso a lançamentos cada vez mais difícil, é natural que em algum momento pessoas decidam voltar seus olhos para títulos mais antigos. Se você viveu o lançamento do PlayStation 2, nos anos 2000. Sinto informar, um jogo lançado para ele já pode ser considerado um jogo retro Atualmente, graças a internet, é relativamente fácil acessar jogos antigos das mais diversas plataformas, sejam arcades, consoles ou computadores. Isso abre espaço para um novo mundo pedindo por exploração. O qual guarda grandes obras as quais você ainda não conhece e podem mudar sua percepção a respeito dos jogos antigos.
Se você estiver disposto a deixar alguns pequenos preconceitos de lado, aqui um guia com alguns dicas para que podem ajudar no processo de conhecer um mundo novo de jogos a serem explorados.
Dica nº 1: Apenas jogue

O primeiro passo é, na verdade, muito simples, apenas pegue um jogo e jogue. Se optar pelos meios oficiais, entrando na Steam você irá encontrar diversas coletâneas de jogos antigos que pertencem a franquias famosas. Se decidir cruzar os sete mares da internet, o caminho é o mesmo.
Ainda hoje existem franquias que nasceram lá atrás e consagraram seus nomes. Para citar alguns poucos: Resident Evil, Silent Hill, Sonic The Hedgehog, Super Mario, The Legend of Zelda, Castlevania, Metal Gear, Crash Bandicoot, Silent Hill, Final Fantasy, Pokémon, entre diversos outros títulos. Garanto que algum destes nomes é familiar, por quê não começar por um deles? Não é preciso criar barreiras, apenas pegue um jogo e jogue por um tempo, de preferência um que você tenha bastante vontade de experimentar. Bote a ponta do pé no lago antes de nadar.
Dica nº2: Alimente a sua curiosidade

Algum influenciador falou na internet sobre o último lançamento daquela empresa que você conhece e agora você está com vontade de jogá-lo? Faça algo parecido, escaneie a internet a respeito destes jogos. Existe uma comunidade inteira voltada a retrogaming produzindo os mais diversos tipos de conteúdos sobre jogos antigos. Nesse site você inclusive pode encontrar longas explicações e análises sobre alguns destes títulos, vá lá e dê uma olhada.
Você não vai jogar aquilo que nunca lhe foi apresentado, então procure aquilo que você ainda não conhece. Do início da indústria para cá, milhares de jogos foram lançados, você não precisa jogar todos, mas certamente vai achar algum que te agrade. Um tipo de conteúdo recorrente na internet são as listas, você vai achar diversos conteúdos com a fórmula “Top X jogos da plataforma Y” ou “Os melhores X jogos da plataforma Y”, sinta-se à vontade para julgar o livro pela capa e selecionar aqueles que te chamaram atenção.
Após isso, faça uma pesquisa mais aprofundada sobre o jogo em específico. No caminho você vai encontrar pessoas que jogaram e compartilharam suas experiências com ele. Às vezes, descobrir um pouco sobre as circunstâncias de desenvolvimento, ou mesmo, a história geral do qual aquele jogo em específico tem dentro de uma série pode ser suficiente para querer te dar ânimo para conhecê-lo. Um canal que me inspira e particularmente eu recomendo seguir é o Cogumelando, se este cara não te convencer a experimentar algum jogo retro, ninguém mais convence.
Dica nº 3: Desista, se não for para você

A comunidade de jogos retro é enorme, porém vez ou outra você pode esbarrar em alguns pequenos grupos que vão tentar te dizer como você deve jogar seus jogos. Aposto minhas fichas que em algum momento você vai encontrar uma viúva da era do Super Nintendo/Mega Drive querendo dizer que se você não aguenta jogos difíceis, você não é um “gamer de verdade”. Como se isso tivesse um algo significado.
A dificuldade alta e muitas vezes injusta e artificial é uma característica de uma época onde os jogos possuíam pouca memória para serem desenvolvidos. Sendo assim, o jeito mais fácil de esticar o tempo que o jogador ficaria interessado no jogo era aumentando a dificuldade das poucas fases que cabem dentro do cartucho. Se você se afeiçoar neste tipo de jogo, invariavelmente vai passar a se acostumar com os níveis de dificuldade deles. Em muitos casos o desafio irá lhe cativar e você irá aceitá-lo. Contudo, se viu que o jogo não é para você, desista, não precisa se forçar a continuar jogando. Se for interessante, deixe para aproveitá-lo em um outro momento.
Dica nº 4: Comece por plataformas com boa apresentação visual

Pode parecer esquisito mencionar isto, mas a verdade é que existem jogos que em algum momento da história foram o primor da qualidade técnica e que hoje vão causar uma certa estranheza aos olhos daqueles que não conseguem enxergar a beleza por trás deles. Muito se fala a respeito do quanto os gráficos tridimensionais da era do PlayStation envelheceram mal. Sou suspeito para falar, porém sou apaixonado pela estética low-poly, em especial pela trilogia Resident Evil presente no PlayStation, uma beleza que não vai ser sentida enquanto o jogador não estiver pronto para apreciá-la.
Em contrapartida, os jogos bidimensionais, mesmo os mais antigos conseguem entregar um visual agradável e impactante ainda nos dias de hoje. Se quiser um ponto de partida para eles, a era 16-bit precisa ser o seu destino imediato. Se quiser partir para a outra dimensão, os anos 2000 ainda são um prato cheio.
Dica nº 5: Saia do óbvio

Uma vez que você foi capaz de nadar em águas rasas e conheceu títulos interessantes, que geralmente vão ser os mais famosos. Comece a mergulhar mais fundo, explore os jogos antigos do seu jeito. Não jogue apenas os títulos mais conhecidos de cada plataforma, novamente, a comunidade de jogos retro é enorme, em um momento ou outro você vai encontrar um RPG de texto japonês, que apenas cinco pessoas compraram no lançamento, traduzido por algum fã para inglês, ou até mesmo para português. Experimente jogos de acordo com a sua própria personalidade.



em suma: “uma beleza que não vai ser sentida enquanto o jogador não estiver pronto para apreciá-la”